Como preparar um funeral? 5 passos para tornar o processo mais fácil

O momento de despedida de um ente querido é sempre difícil e para o qual nunca se está preparado. Para além da dor de lidar com a perda, é preciso encarar todas as preocupações que um funeral implica…o que nem sempre é fácil. De facto, um funeral levanta um conjunto de questões sobre as quais, se calhar, nunca pensamos, mas que são cruciais neste momento.

Por isso, hoje trazemos-lhe 5 passos para tornar o processo mais fácil e para ajudar na despedida de quem lhe era mais querido.

Passo 1: Informe-se

Antes de mais, é importante que conheça que opções estão disponíveis. Enterro ou cremação? Lápides verticais ou horizontais? Funeral ou “celebração da vida”? Se não sabe por que optar, comece por perceber o que difere um sepultamento de uma cremação – Sepultar ou Cremar: Entenda as Diferenças e Esclareça as Dúvidas.

Familiarize-se também com os custos que o funeral implica, quais os seus direitos e que ajudas pode receber. Por exemplo, sabia que tem direito a um Subsídio por Morte? Há muito para saber e para honrar da melhor forma o seu ente querido.

Passo 2: Defina um orçamento

Os funerais são uma grande despesa. No entanto, há algumas formas de economizar e, ainda assim, celebrar a pessoa que partiu da forma que ela merece. Tudo dependerá das escolhas que fizer. Por isso, ter um orçamento bem definido ajuda na comparação entre opções mais acessíveis ou planos mais sofisticados.

Para definir o seu orçamento, pesquise os custos médios de um funeral e dê uma vista de olhos nas suas finanças. Dessa forma conseguirá chegar ao valor que mais se ajusta às suas necessidades.

Passo 3: Planeie o funeral

Que serviços vão compor o funeral em si? É importante que pense na ordem dos acontecimentos e no que deve ser incluído. Por exemplo, que leituras vão ser feitas? Orações, canções e quem deverá fazer o elogio fúnebre. Depois de tudo isto definido, a despedida final do seu ente querido ficará ainda com mais significado.

Passo 4: Defina o local de descanso final

No caso do sepultamento, o lugar de descanso mais tradicional é num cemitério. Ainda assim, é importante definir se vai enterrar o corpo na campa de família ou, quem sabe, comprar uma campa vertical.

Se, por outro lado, optar por cremação, o local de descanso final pode variar. Muitas famílias optam por espalhar as cinzas (ou parte delas) no mar ou num local especial para a pessoa, valorizando o seu percurso e respeitando a sua memória. Há ainda quem armazene as cinzas na urna.

Passo 5: Escolha a funerária

Quer esteja a procurar agora ou a planear com algum tempo de antecedência, uma das principais questões a colocar é a que funerária recorrer. Para tomar esta decisão da forma mais acertada possível, consulte o nosso artigo Como Escolher a sua Agência Funerária em Lisboa?.

No fundo, é necessário que tenha bem definido qual o seu objetivo com a funerária e quais as suas necessidades religiosas e culturais. Depois, não deixe de avaliar e comparar preços de várias opções e ligue para fazer perguntas. Finalmente, tenha em consideração o que as outras pessoas dizem.

Num momento de luto, é muito difícil pensar com clareza e lidar com todas as decisões, responsabilidades e preocupações que um funeral implica. Por isso, se tiver dúvidas em relação a qualquer um dos processos, não hesite em contactar-nos.

A LX Serviços Funerários providencia diversos serviços fúnebres para o apoiar neste momento de dor, proporcionando a merecida homenagem ao seu familiar..