Perder um familiar é, sem dúvida, um dos momentos mais difíceis das nossas vidas. Nesse momento, para além da dor e do luto, é natural sentir-se desorientado e sem saber o que fazer.
Nesta publicação, vamos apresentar alguns dos principais passos a tomar quando morre um familiar.
Contactar a família e amigos
Este é sem dúvida um dos momentos mais difíceis, mas é extremamente importante que dê conhecimento do óbito aos entes mais próximos da pessoa que faleceu. Deve fazê-lo assim que possível, procurando dar apoio e apoiar-se na família e amigos próximos, respeitando a dor e o luto de cada um.
Contactar uma agência funerária
Após o óbito de um familiar é muito importante entrar em contacto com uma agência funerária, uma vez que esta poderá dar-lhe todo o aconselhamento necessário nesta hora difícil e tratar dos vários procedimentos burocráticos necessários, que descrevemos em seguida.
Na Lx Serviços Funerários, realizamos todos os procedimentos necessários para que não se tenha que preocupar com todas as formalidades obrigatórias. Estamos disponíveis 24 horas por dia para o ajudar neste momento difícil. Contacte-nos!
Obter o certificado médico de óbito
Este certificado é um documento que confirma a morte do seu familiar. Idealmente, o mesmo deve ser escrito no próprio dia do óbito. Este documento é essencial para que possa tratar da burocracia necessária, como a declaração de óbito.
Caso a pessoa tenha falecido num hospital ou num lar, a instituição poderá tratar do certificado médico de óbito.
Já se a pessoa faleceu em casa, pode recorrer a um médico, seja do centro de saúde ou do INEM, para que o mesmo passe o certificado.
Como referimos acima, na Lx Serviços Funerários podemos tratar deste procedimento por si.
Obter a declaração de óbito
Após ter obtido o certificado médico de óbito descrito no passo anterior, é necessário declarar o óbito. Este procedimento deve ser feito até 48 horas após a morte e pode ser realizado no Espaço Registos do IRN, numa Loja de Cidadão, conservatória do registo civil ou consulado português. Para obter esta declaração, é necessário:
- o certificado de óbito passado pelo médico
- o seu cartão de cidadão ou bilhete de identidade
- o cartão de cidadão da pessoa que morreu (ou o bilhete de identidade e o número de contribuinte)
Caso requisite os serviços da Lx Serviços Funerários, trataremos deste procedimento por si.
Iniciar a preparação do funeral
Deve iniciar o planeamento das cerimónias fúnebres com o acompanhamento da agência funerária, procurando sempre respeitar as vontades expressadas pelo falecido. Deverá informar sempre a agência funerária sobre a existência de testamento, alvarás de sepulturas ou jazigos, bem como outra documentação que seja relevante para se proceder ao funeral.
Na Lx Serviços Funerários, estaremos consigo em todos os momentos, explicando as diferentes possibilidades para as cerimónias fúnebres de modo a que possa dar uma despedida merecida ao seu familiar.
Informar-se sobre justificação de faltas
Como familiar da pessoa falecida, terá direito a faltas justificadas ao trabalho e/ou escola. Para que a justificação seja válida, esta deve ser passada pela agência funerária e deve indicar a data do funeral e o grau de parentesco com a pessoa falecida.
Atualmente, em Portugal, os direitos a faltas justificadas são os seguintes:
5 dias
- Mulher, marido, ou pessoa com quem vivia em união de facto;
- Filhos ou enteados (biológicos ou adotados);
- Mãe ou pai, madrasta ou padrasto
- Sogros, noras ou genros
2 dias
- Netos ou bisnetos
- Filhos, netos ou bisnetos de enteados
- Avós ou bisavós
- Avós ou bisavós da mulher ou marido
- Irmãos ou cunhados
Conclusão
Embora seja difícil saber o que fazer quando morre um familiar, deve procurar sempre o apoio da família/amigos e também da agência funerária.
Na Lx Serviços Funerários, vamos dar todo o apoio de que precisa para lidar com este momento difícil e honrar o seu familiar. Fale connosco e deixe-nos ajudar.